top of page

Após uma exaustiva pesquisa de excertos, documentos, livros e websites sobre o Design social e as suas definições, conceitos inerentes, metodologias, casos globais e desenvolvimento é me agora possível fazer uma crítica pessoal de uma forma bastante simples e sintetizada.

 

 

DESIGN SOCIAL

 

Como se define?

O design para a sociedade consiste em desenvolver produtos que atendam às necessidades específicas de cidadãos desfavorecidos a nível social, económico e cultural assim como, algumas populações de baixa-renda ou com necessidades especiais devido à idade, saúde, ou inaptidão.

Social design vai também muito além das questões de lucro e self-profit, ele visa melhorar qualidades de vida, equacionar problemas e resolvê-los de forma despretensiosa.

 

“ Design, if it is to be ecologically responsible and socially responsive, must be revolutionary and radical” - Victor Papanek

 

 

Conceitos que se relacionam com SD

 

Quando falamos em Social design é inevitável não relacionar automaticamente com o Design de produto ou equipamento. É um facto que grande parte das soluções que os designers encontram para resolver determinados problemas sociais é a construção e a idealização de um objeto que vise responder a esses mesmos problemas.

Outro tipo de design que joga muito com o social design e que é essencial para o desenvolvimento deste é o Design de Interação que se entende como o design de produtos interativos que fornecem suporte às atividades diárias das pessoas.

Para Winograd o design de interação é “o projeto de espaços para comunicação e interação humana”.

Finalmente destaco o Design Sustentável que, na medida em que nos debruçamos sobre a ideia da harmonia entre a população e o mundo, é natural que um processo que sugira que os produtos sejam, simultaneamente, economicamente viáveis, ecologicamente corretos e socialmente equitativos, esteja adjacente ao design social.

Embora nem sempre os designer tenham em conta esta vertente ecológica.

 

“But when design is simply technical or merely style-oriented, it loses with what is truly needed by people” Designer Daniel Young.

Pesquisa

     Recolhida 

Design de Comunicação II 2018//2019   //   1º ano  FBAUL

bottom of page